Disfonia – Significa qualquer alteração na qualidade vocal, que deixa de ser normal, e passa a ter características como aspereza, fraqueza, soprosidade, instabilidade e etc. Geralmente é causada por abusos vocais ou maus hábitos, como consumo excessivo de álcool e cigarro e falar e cantar demasiadamente sem realizar um preparo vocal adequado.
Rouquidão – é uma mudança na qualidade da voz, caracterizada pela presença de irregularidades, “rugosidade” e aspereza, geralmente acompanhado de cansaço e, às vezes, de sensação de falta de ar ao falar , podendo ser crônico ou agudo. Na grande maioria dos casos, está associada à doenças respiratórias (rinite, gripes, resfriados etc), mas pode estar associado também a: “calos vocais” e pólipos, câncer de laringe, refluxo, alergia, paralisia de cordas vocais, problemas na tireóide, uso abusivo da voz (gritar ou cantar), ingestão alcóolica, entre outros.
Câncer na Laringe – ou tumor maligno da laringe é uma doença graveque atinge as cordas vocais ou qualquer outra estrutura da laringe. Como consequência, um dos sintomas mais presentes é a rouquidão. O diagnóstico em um estágio precoce (inicial) aumenta muito as chances de sucesso no tratamento, podendo chegar a mais de 95% de cura completa. O tratamento pode incluir a cirurgia, a quimioterapia, aradioterapia ou a combinação dessas.
Refluxo – o refluxo gastroesofágico é o retorno do ácido do estômago para o esôfago, podendo subir até a garganta, especialmente quando dormimos. Esta ocorrência pode causar sintomas como inflamações, , irritações, rouquidão, dor, pigarro, sensação de “bola” presa na garganta e outros .
Laringite – inflamação da laringe e das cordas vocais, normalmente ligada a doenças respiratórias.
Calos e Pólipos – nódulos e lesões causadas por abuso vocal, que são geralmente tratadas com terapia da fala, repouso e, quando persistentes, com cirurgia.