Hospital Paulista celebra 51 anos com expansão e os melhores resultados de sua história

Hospital Paulista celebra 51 anos com expansão e os melhores resultados de sua história

Instituição, que é referência em saúde de ouvido, nariz e garganta, se destaca pela excelência no atendimento e inovação

Referência nacional em Otorrinolaringologia, o Hospital Paulista completa nesta sexta-feira (25/04) 51 anos de atividades ininterruptas, consolidando-se como um dos centros mais respeitados do país e vivenciando um período de notável crescimento. “Celebrar 51 anos com resultados tão expressivos é fruto de um trabalho coletivo e contínuo, que une tradição e inovação com foco no cuidado ao paciente”, afirma o Dr. Braz Nicodemo, diretor do hospital.

Ao longo da última década, a instituição passou por importantes transformações, com investimentos em tecnologia de ponta, expansão do corpo clínico e fortalecimento da marca no setor de saúde. Como reflexo desse processo, o Hospital Paulista registrou um crescimento expressivo em seus principais indicadores: aumento significativo no volume cirúrgico, na realização de exames e na quantidade de atendimentos no Pronto-Socorro.

História

A excelência construída pelo Hospital Paulista teve início em 1974, a partir do sonho de nove médicos especialistas em Otorrinolaringologia: Dr. Antonio Dias, Dr. Arnaldo Luiz Biasi Tamiso, Dr. Braz Nicodemo Filho, Dr. Faiz Jorge Carui, Dr. Francisco Garrafa Neto, Dr. Luiz Pereira Barreto Sobrinho, Dr. Miguel Kaoru Yoshio, Dr. Rodrigo de Souza Spinola e Dr. Samir Zaccarof Vassiliades.

Juntos, eles idealizaram um espaço dedicado exclusivamente à Otorrinolaringologia, fundado na Rua Dr. Diogo de Faria, 780, na Vila Clementino – mesmo endereço onde o hospital permanece até hoje. A região vivia, à época, um momento de expansão urbana impulsionada por investimentos públicos em infraestrutura, como as obras da linha azul do metrô.

De acordo com Dr. Braz Nicodemo Neto, atual sócio-diretor e filho de um dos fundadores, a construção do prédio levou cerca de um ano. “Minha relação com o Hospital Paulista começou na infância, quando eu acompanhava meu pai nas visitas às obras nos fins de semana”, relembra. O prédio original contava com apenas três salas cirúrgicas e um andar, ampliado nos anos seguintes à medida que o hospital se consolidava.

Estrutura e atuação atual

Hoje, a instituição reúne um corpo clínico com mais de 70 profissionais e mais de 1.000 cirurgiões credenciados. Conta com 50 leitos de internação, UTI, dez salas cirúrgicas de alta complexidade e um moderno Centro de Diagnósticos, responsável por cerca de 1.500 exames especializados por mês. Além disso, o Pronto-Socorro – com atendimento 24 horas para adultos e crianças – e os serviços ambulatoriais totalizam, em média, 7.500 atendimentos mensais.

Especialidades e inovação

Expandindo sua atuação para outras áreas da medicina, o Hospital Paulista oferece serviços nas especialidades de Cirurgia Cérvico-Facial, Buco Maxilo Facial, Alergia Respiratória, Imunologia, Fonoaudiologia, Foniatria, além de contar com centros dedicados ao tratamento de ronco, apneia do sono, refluxo faringolaríngeo e distúrbios do olfato e paladar. O “Voice Center”, unidade especializada em saúde vocal, é mais um exemplo da atuação de excelência e inovação da instituição.

Com cinco décadas de história, o Hospital Paulista reafirma seu compromisso com a qualidade assistencial e a inovação, mantendo-se preparado para os desafios do futuro e dedicado a cuidar de gerações com a mesma paixão que marcou sua origem.