Investimento do Hospital Paulista em Centro Cirúrgico e CME traz ainda mais segurança aos pacientes e profissionais
Instituição conta agora com sistema unidirecional e totalmente rastreável de esterilização de material cirúrgico
O Hospital Paulista de Otorrinolaringologia mantém seu projeto de atualização de sua estrutura e seu parque tecnológico. O Centro Cirúrgico é a área que vem recebendo mais investimentos neste ano. “O nosso projeto de modernização é bem arrojado, e neste momento priorizamos o Centro Cirúrgico, porque temos como meta garantir cada vez mais segurança e qualidade aos nossos pacientes”, enfatiza Dr. Braz Nicodemo Neto, diretor técnico-médico do Hospital.
Dentro do chamado Bloco Cirúrgico, que envolve o Centro Cirúrgico, a Recuperação Pós-Anestésica (RPA), o Conforto Médico e a Central de Material Esterilizado (CME), este último passou a ter um espaço mais amplo e agora conta com um novo sistema de rastreabilidade eletrônica e três novos equipamentos: uma termodesinfectadora e duas autoclaves, que transformam o processo de esterilização dos materiais cirúrgicos em unidirecional, ou seja, não há contato manual com esses materiais e a entrada do material não estéril é totalmente oposta a saída o esterilizado.
A nova tecnologia aplicada à CME permite que cada instrumento cirúrgico seja identificado por um datamatrix, um tipo de código bidimensional, gerado via software, que é responsável por armazenar todas as informações de cada instrumento que, após cadastrado no sistema passa pelas etapas de recepção, expurgo, preparo, processamento, expedição, conferência e uso em sala. Para aumentar a segurança – tanto do paciente quanto do cirurgião – todos os processos são registrados no sistema, com informações como data, hora e nome do colaborador que realizou a operação, garantindo todo o histórico do processo de esterilização.
A soma dos investimentos em software e da aquisição de equipamentos garante que todo o processo da CME seja unidirecional, assim, o instrumento cirúrgico utilizado entra nos aparelhos para desinfecção e sai esterilizado, com registro que permite a rastreabilidade completa do processo e pronto para uso.
Além da segurança do paciente, o Hospital Paulista se preocupou com o conforto do usuário durante a Recuperação Pós-anestésica. Por isso, a instituição construiu uma nova área especial com 11 leitos disponíveis e os equipamentos necessários para quem acabou de passar por uma cirurgia e precisa de toda atenção e cuidado antes de ser liberado para o quarto.
Mas o conforto não fica limitado apenas ao paciente. Em julho, estão previstas as conclusões das obras no Conforto Médico. O projeto visa garantir um local de descanso mais aconchegante e com um espaço maior para os médicos que atuam no Hospital Paulista.
Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia
Fundado em 1974, o Hospital Paulista é referência nacional no tratamento de doenças de ouvido, nariz, garganta, cabeça, pescoço e Buco Maxilo Facial. Com 44 leitos para internação e 10 salas cirúrgicas, está localizado na Vila Clementino, zona Sul de São Paulo, alinha tradição, infraestrutura e tecnologia ao atendimento humanizado e seguro, desde o diagnóstico até a alta do paciente. Possui um corpo clínico fixo, que conta com uma equipe de mais de 50 profissionais, tendo sido escolhido por mais de 1 (um mil) cirurgiões cadastrados para a realização de cirurgias.
O Hospital Paulista é também reconhecido pela excelência em pesquisa clínica, realiza reuniões científicas semanais, oferece cursos de especialização e publica diversos trabalhos que contribuem para o avanço da Medicina. Destaca-se, ainda, por suas equipes de Enfermagem e de Anestesia especializadas e atuantes 24 horas por dia, prontas para atender intercorrências e assistir aos médicos em suas cirurgias, além de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)), Pronto-Socorro, Ambulatório e Centro de Diagnósticos, com destaque para exames de Polissonografia, Mapeamento do Labirinto, V-hit, Bera com Sedação, Estroboscopia e PAC (Processamento Auditivo Central).