Referência nacional em Otorrinolaringologia, Hospital Paulista celebra 50 anos de atividades com programação especial
Instituição, que nasceu a partir de um sonho de amigos, é reconhecida na comunidade médica pela excelência no diagnóstico e tratamento especializado em ouvido, nariz e garganta; ações comemorativas serão realizadas ao longo de todo este ano
Referência nacional em Otorrinolaringologia e local para os mais de 340 mil moradores do bairro Vila Mariana, em São Paulo, onde está sediado desde 1974, o Hospital Paulista celebra seu 50º aniversário de fundação na quinta-feira (25/4) com uma extensa agenda de comemorações, que segue ao longo de todo este ano.
Uma celebração, com direito a bolo de aniversário para comemorar junto aos médicos, colaboradores, fonoaudiólogos e pacientes já está programada para registrar a data histórica. A atividade marcará o início de um amplo calendário comemorativo, que inclui exposições, oficinas, eventos corporativos, criação e instalação de uma cápsula do tempo, além do lançamento de um livro sobre a história do Hospital Paulista, editado pela BB Editora.
História
A tradição e excelência conquistadas pelo Hospital Paulista ao longo dessas cinco décadas nasceu do sonho de nove amigos: Dr. Antonio Dias, Dr. Arnaldo Luiz Biasi Tamiso, Dr. Braz Nicodemo Filho, Dr. Faiz Jorge Carui, Dr. Francisco Garrafa Neto, Dr. Luiz Pereira Barreto Sobrinho, Dr. Miguel Kaoru Yoshio, Dr. Rodrigo de Souza Spinola e Dr. Samir Zaccarof Vassiliades.
Todos eles eram médicos especialistas em Otorrinolaringologia e, em abril de 1974, apostaram na criação de um espaço exclusivamente dedicado ao atendimento de excelência neste segmento da medicina. O endereço era o mesmo de hoje: Dr. Diogo de Faria, 780, Vila Clementino, na região da Vila Mariana.
À época, a Vila Mariana vivia o auge de seu desenvolvimento urbanístico, sobretudo com o avanço das obras da linha azul do metrô, somados a outros grandes investimentos em infraestrutura promovidos pelo governo.
De acordo com o Dr. Braz Nicodemo Neto, atual sócio-diretor do hospital e filho de um dos fundadores, as obras do prédio duraram aproximadamente um ano. “Minha relação com o Hospital Paulista começou logo na infância, quando eu visitava as obras aos finais de semana, acompanhado do meu pai, Braz Nicodemo Filho”, recorda.
Ele conta que, inicialmente, o prédio tinha uma entrada mais estreita e seguia para os fundos do terreno, dividindo sua porta de entrada com outros imóveis, comprados posteriormente. “Internamente, ele começou com apenas 3 salas que funcionavam como centros cirúrgicos, poucos leitos e, naquele começo, o imóvel tinha apenas um andar, crescendo um pouco mais no começo da década seguinte”, completa.
Atualmente, a Instituição conta com um corpo clínico composto por mais de 70 profissionais, além de reunir mais de 1.000 cirurgiões cadastrados para a realização de procedimentos. Para tanto, dispõe de 50 leitos de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez Salas Cirúrgicas para a realização de procedimentos de alta complexidade. Em média, a cada mês, são realizadas 500 cirurgias no local.
O hospital ainda possui um Centro de Diagnósticos, dotado de toda a estrutura necessária para diagnósticos rápidos e precisos, com tecnologia de ponta, que produz mensalmente em torno de 1.500 exames especializados.
Também conta com serviços ambulatoriais para atendimentos particulares e de convênio, além de Pronto-Socorro 24 horas para pacientes adultos e pediátricos, com equipe médica especializada de urgência e emergência. Somados, reúnem em média 7.500 atendimentos mensais.
Novas especialidades
Ao longo das últimas décadas, o Hospital Paulista ainda ampliou as suas competências para outros segmentos da Medicina. A instituição mantém um “Voice Center” em suas dependências, um centro especializado no diagnóstico e tratamento de distúrbios da voz, refluxo faringolaríngeo, ronco, apneia do sono e doenças como rinite e sinusite, também se dedica ao estudo e tratamento de Alergia Respiratória e Imunologia e realiza procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial. Para tanto, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia, assim como um Ambulatório de Olfato e Paladar, especializado no diagnóstico e tratamento de pacientes com perda total ou parcial dos sentidos.
Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia
Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.
Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.