Semana da Voz

O que você mais lê na internet e revistas são dicas de como cuidar fisicamente do seu corpo e como manter um estilo de vida saudável. Mas, já leu alguma notícia sobre cuidados com a voz? Muitas vezes, a devida atenção que ela merece é esquecida. Por isso, preparamos um conteúdo especial para que no Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, nossos especialistas possam esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que é voz?

A voz é o som ou conjunto de sons gerados pelos seres humanos formados graças à interação  do fluxo de ar pulmonar com o aparelho fonador. É um importante instrumento de comunicação e expressão de ações, desejos e emoções, dando vida às palavras e frases.

Apesar de algumas categorias de animais conseguirem vocalizar e até mesmo reproduzir palavras (como os papagaios, por exemplo), somos a única espécie no planeta capaz de criar um sistema inteligente e complexo de fala, com signos e significados comuns, sendo, dessa forma, um importante instrumento evolutivo.

Como é composto nosso aparelho fonador?

Os órgãos e sistemas envolvidos na produção do som são:

– Pulmões, brônquios, traqueias e músculos toráxicosque produzem a corrente de ar necessária para a fonação.

– Laringe e cordas vocais (ou pregas vocais), responsáveis pela produção do som fundamental da laringe, necessário para a fala, graças às vibrações de suas estruturas.

– Faringe, boca e fossas nasais: tem função de amplificar e modular o som produzido pelas cordas vocais. Além disso, a cavidade bucal possui vários obstáculos à passagem do ar, responsáveis pela produção das consoantes e articulação das palavras.

A mudez é caracterizada, prioritariamente, por problemas no sistema vocal que, por alguma causa, não consegue produzir o som da fala. Nem sempre está associada à surdez. Uma pessoa com deficiência auditiva que possua um aparelho fonador sem apresentação de problemas terá um desafio maior para aprender a falar, mas não há nada que a impeça. Também existe a condição de mudez causada por razões emocionais.

Como funciona o processo de produção do som?

A voz começa a ser produzida na laringe, com ajuda das cordas vocais. Quando estamos em silêncio, o ar que sai dos pulmões passa diretamente e silenciosamente pela laringe. Mas quando falamos, esse mesmo ar, ao passar pela laringe, gera uma vibração nas cordas vocais, produzindo, dessa forma, um som fundamental que ao passar pela garganta, boca e nariz, sofre modulações resultado na voz que escutamos. Por isso todos os órgãos do aparelho fonador são essenciais na produção de uma voz de qualidade.

Quais as principais doenças que atingem a voz?

Disfonia –  Significa qualquer alteração na qualidade vocal, que deixa de ser normal, e passa a ter características como aspereza, fraqueza, soprosidade, instabilidade e etc. Geralmente  é causada por abusos vocais ou maus hábitos, como consumo excessivo de álcool e cigarro e falar e cantar demasiadamente sem realizar um preparo vocal adequado.

Rouquidão – é uma mudança na qualidade da voz, caracterizada pela presença de irregularidades, “rugosidade” e aspereza, geralmente acompanhado de  cansaço e, às vezes, de sensação de falta de ar ao falar , podendo ser crônico ou agudo. Na grande maioria dos casos, está associada à doenças respiratórias (rinite, gripes, resfriados etc), mas pode estar associado também a: “calos vocais” e pólipos, câncer de laringe, refluxo, alergia, paralisia de cordas vocais, problemas na tireóide, uso abusivo da voz (gritar ou cantar), ingestão alcóolica, entre outros.

Câncer na Laringe – ou tumor maligno da laringe é uma doença graveque  atinge as cordas vocais ou qualquer outra estrutura da laringe. Como consequência, um dos sintomas mais presentes é a rouquidão. O diagnóstico em um estágio precoce (inicial) aumenta muito as chances de sucesso no tratamento, podendo chegar a mais de 95% de cura completa. O tratamento  pode  incluir a cirurgia, a  quimioterapia,  aradioterapia ou a combinação dessas.

Refluxo –  o refluxo gastroesofágico é o retorno do  ácido do estômago  para o esôfago, podendo subir até a garganta, especialmente quando dormimos. Esta ocorrência pode causar sintomas como inflamações, , irritações, rouquidão, dor,  pigarro, sensação de “bola” presa na garganta e outros .

Laringite – inflamação da laringe e das cordas vocais, normalmente ligada a doenças respiratórias.

Calos e Pólipos – 
nódulos e lesões causadas por abuso vocal, que são geralmente tratadas com terapia da fala, repouso e, quando persistentes, com  cirurgia.

Como prevenir tais doenças?

Tudo que envolve sua fala revela quem você é, inclusive a sua voz. Através dela as pessoas reconhecem até seu estado físico e emocional. “Quem já não reconheceu se um amigo estava triste ou feliz por um simples ‘oi’ ao telefone?”, indaga a fonoaudióloga. “Vozes mais finas podem transmitir delicadeza ou infantilidade, enquanto vozes mais graves estão relacionadas à autoridade, por exemplo.”, completou.

Há muitas formas de cuidar da voz. Uma delas é pela alimentação e ingestão de água. O líquido auxilia na hidratação da laringe, diminuindo os riscos de lesão ou sobrecarga nas cordas vocais. Já uma alimentação saudável ajuda a prevenir o refluxo, que é prejudicial à laringe e às cordas vocais. “Se você tem uma apresentação ou palestra, por exemplo, evite achocolatados e derivados de leite, pois eles aumentam a produção de saliva e dificultam a emissão da voz”, comenta a fonoaudióloga.

Outros cuidados são evitar o consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro. O álcool tem efeito analgésico, fazendo com que você cometa abusos vocais sem perceber. Por sua vez, o tabagismo é altamente prejudicial à saúde e, inclusive, grande responsável pelos cânceres que atingem órgãos fundamentais para a voz.

Além dos cuidados com a alimentação também é necessária atenção aos hábitos do cotidiano que, muitas vezes, passam despercebidos. Ações como gritar e não aquecer a voz antes do seu uso prolongado devem ser evitadas, como alerta a fonoaudióloga do Hospital Paulista: “o impacto causado por um grito pode lesionar as cordas vocais, assim como a alta demanda vocal sem preparo. Gosto de pensar no uso da voz como um esporte: os jogadores, seja de futebol, vôlei e outros, aquecem antes de uma partida e se preparam com exercícios específicos. Devemos fazer o mesmo com a nossa voz”.

Apesar de todas as dicas, alguns deslizes podem ser cometidos, mas não se desespere. “Se estiver com rouquidão por mais de 3 semanas, consulte um médico otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo. Eles podem te ajudar”, finaliza Bruna Rainho Rocha, fonoaudióloga do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia.

Sobre o Voice Center

Criado por iniciativa do renomado Prof. Dr. Domingos H. Tsuji em 1994, o Voice Center é uma instituição médica referência na área de Otorrinolaringologia que oferece os exames mais modernos e cursos especializados na área. Atua em parceria com o Hospital Paulista por meio de suas divisões estruturais, que visam os seguintes objetivos:

  1. Divisão VoiceCenter Exames– realizar exames endoscópicos detalhados na área de otorrinolaringologia para auxiliar o médico no diagnóstico de doenças do nariz, faringe e laringe. Realizar videolaringoscopia para exame admissional de profissionais da voz.
  2. Divisão SingerCenter– realizar check-up endoscópio de cantores para auxiliar o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo a estabelecerem o diagnóstico de seus pacientes. Atestar a boa saúde vocal de cantores e alunos de canto para que seu professor trabalhe com responsabilidade e tranquilidade a respeito da existência de eventuais doenças que possam ser agravadas pelo exercício vocal.

Localizado no primeiro andar do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, o Voice Center conta com equipamentos de última geração para a realização dos mais diversos tipos de exames endoscópicos na área de Otorrinolaringologia.

Sua estrutura e ambientes modernos estão em conformidade com todas as exigências da Vigilância Sanitária. Todos os instrumentos endoscópicos são desinfetados e esterilizados rigorosamente de acordo com as normas da ANVISA, oferecendo um atendimento seguro e de qualidade ao usuário.

Para Agendamento de Exames, ligue: 011 5087-8700 

Gostaria de conhecer mais informações sobre o VoiceCenter e o núcleo SingerCenter?

Clique e visite o site do VoiceCenter